segunda-feira, 26 de novembro de 2007
Cuidado com o que vê...
O motociclista passeia tranqüilamente pela estrada até que numa suave curva ele enxerga um buraco, olha com atenção para não passar por cima e "cabram". Acerta o buraco em cheio e quase leva um tombo! Se nosso amigo tivesse olhando para o ponto certo (o caminho por onde queria passar e não o buraco) dificilmente o incidente teria acontecido. Saber olhar para o lugar certo e até conhecer o funcionamento dos olhos é essencial para uma pilotagem segura.
Segundo o oftalmologista e professor da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp Paulo Mello, o olho humano oferece dois tipos de visão: a visão focal, projetada pela pupila, e a visão periférica, captada pela íris. Na visão focal as imagens de um determinado ponto são detalhadas, permitindo ler uma placa, por exemplo. Uma das características da visão focal é a tendência de perseguir objetos em movimento. Já a visão periférica não oferece nitidez, no entanto é extremamente sensível ao movimento e variações de brilho. Outra diferença entre as duas visões é a velocidade: apesar de ambas serem interpretadas pelo cérebro, a visão periférica é mais ágil e imediata que a focal.
Essas características do olho podem ser percebidas facilmente quando estamos sendo ultrapassados. Não é preciso desviar o olhar da estrada para saber se é um carro, moto ou caminhão, pois a íris já detecta o movimento e a forma. Entretanto, é impossível perceber detalhes como o modelo ou placa sem desviar o olhar. O ideal é aproveitar esta "pré-visão" e manter uma velocidade constante para facilitar a ultrapassagem, pois, no caso de um imprevisto adiante, a atenção não será desviada.
O simples fato de aproveitar a visão periférica, muitas vezes mal explorada, já nos poupa de desviar a atenção da pista. Dessa forma se aproveita melhor a visão focal - que deve estar sempre direcionada para onde estamos indo e não diretamente para os obstáculos. "O ser humano está habituado a caminhar para onde os olhos apontam", comenta o oftalmologista Paulo Mello. "Por isso, se houver um obstáculo na pista, olhe por onde você vai passar e não para o obstáculo", avisa.
E à Noite?
Durante a noite, a atenção com o olhar deve ser redobrada. Como a visão focal tende a "perseguir" objetos, é comum os olhos acompanharem faróis no sentido oposto. Desviar o olhar do caminho para acompanhar os faróis, além de provocar ofuscação, tende a resultar em desvio da trajetória. Quando a noite cai, o melhor a fazer é procurar referências na pista, sejam faixas ou olhos de gato.
Podemos complicar um pouco mais. Durante a ultrapassagem numa curva, para onde olhar? Gilson Scudeler, cinco vezes campeão brasileiro de motovelocidade na categoria 1.000 cc, aconselha a olhar rapidamente para ver o que há adiante - se não existem obstáculos na pista - e então focar a visão na rota de ultrapassagem. "Com a atenção focada na moto da frente os olhos copiam o traçado em vez de procurar um melhor". Para Scudeler, a visão deve ser trabalhada de diferentes formas, de acordo com o objetivo, mas sempre fixada ao ponto que se quer atingir (e não a ser evitado). Antes de frear, por exemplo, ele se fixa a um ponto de referência; já para ultrapassar ou contornar uma curva, no traçado a ser feito, e não no piloto à frente ou no guard rail.
Se nas pistas a preocupação é com os adversários, na cidade é com a aproximação dos carros. Nos corredores entre duas filas de carros a distância do guidão da moto para os retrovisores dos outros veículos não deve impedir o motociclista de olhar à frente e perceber um pedestre ou buraco. Olhar adiante ajuda a prevenir freadas ou mudanças bruscas de direção dos carros à frente. Já a aproximação de um carro perto do motociclista é percebida pela visão periférica. O mesmo vale para quem se habituou a seguir a moto da frente nos corredores: se houver uma freada brusca... melhor que piloto esteja olhando à frente!
Exames periódicos também são fundamentais. "Em minha clínica é comum atender pacientes que se envolvem constantemente em acidentes de trânsito sem saber que o motivo é um pequeno problema de visão", diz o oftalmologista Paulo Mello. O mais comum nesses casos é o glaucoma, que diminui gradualmente a visão periférica e impede que o condutor perceba a aproximação de um pedestre ou de veículos. "Um simples exame pode diagnosticar e evitar complicações futuras", completa. Outro hábito que aos poucos causa problemas é o uso de óculos escuros que não impedem a entrada de fuligem nos olhos. O ideal é manter a viseira do capacete fechada ou usar óculos de proteção que vedem a entrada de fumaça e fuligem pelas laterais.
Clique aqui e saiba muito mais...
quinta-feira, 22 de novembro de 2007
Saiba tudo sobre a GSX R1000k7
O site Motorcycle News Senior Road Tester, Michael Neeves, viajou para Harris Desempenho para testar dois novos produtos da sua gama Total Velocity, munido de uma Suzuki GSX - R1000K7. Clique aqui e acompanhe...
Já se imaginou pilotando a Ducati do Casey Stoner ?
Não é muito frequente que você começa a oportunidade de montar uma máquina de MotoGP, e muito menos cinco em uma linha de volta para trás. So imaginar como animado MCN roadtester Michael Neeves Foi quando veio o convite para passeio em toda a parte superior bicicletas - incluindo Casey Stoner do campeonato ganhando Ducati. Check out the video below to see Michael ride Stoner's motorcycle, John ... Confira o vídeo abaixo para ver Michael passeio da motocicleta Stoner, John ... Clique aqui e faça esta viagem...
As meninas do calendário
Bennetts lançou sua nova marca babes Screensaver calendário para 2008 apresentando algumas das belezas da British Superbike Championship grade meninas.
This year's babes features many of those seen at the British Superbike rounds who have now become calendar girls for next year. Este ano, a babes características muitas das que se registam no British Superbike rodadas, que tornaram - se agora meninas agenda para o próximo ano.
Clique aqui e baixe a sua...
A moto de 300 mil reais...será que vale tudo isso?
Esta é a mais cara nova produção motocicleta você pode comprar o Ecosse Heretic Titanium série em  £ 133000. For the same money could buy a grid full of 600cc sportsbikes, so what exactly do you get for your money? Para o mesmo dinheiro poderia comprar uma grade repleta de 600cc sportsbikes, por isso exatamente o que você recebe para o seu dinheiro? Check out these exclusive photographs showing the finest detailing even down to the intricate welding. Confira estes exclusiva fotografias mostrando o melhor detalhando mesmo descer para o intricado soldagem. To see just what makes up the £133,000... Para ver apenas o que faz o  £ 133000 ...
Clique aqui e acelere nos detalhes...
segunda-feira, 19 de novembro de 2007
sábado, 17 de novembro de 2007
Festa entre asas e duas rodas...
Aconteceu de 12 a 14 de outubro de 2007, o 11º Mercocycle, em Santa Maria/RS. Este grande evento também foi publicada na 40° Edição da revista Salão de Motos!
No INEMA estão divulgados relatos de viagens maravilhosas para os mais variados recantos do mundo, que inspiram e estimulam a prática do novo. Sem contar todas as histórias pessoais e as informações atualizadas, como relatos e resultados, sobre as competições.
O INEMA possui mais de 150 áreas dos mais variados tipos de esportes e aventuras, milhares de acessos diários, milhões de fotos e mais de 30 mil colaboradores e em versões português e Inglês. Tudo isso acontece devido a dedicação de pessoas que desejam mostrar ao mundo o melhor daquilo que praticam, do evento que organizam, das provas que participam e das aventuras vividas.
Inclusive o INEMA tem seu espaço também na Revista Salão de Motos e com isso, devido à circulação da revista e o público por ela alcançado, temos como divulgar ainda mais matérias de assuntos diversos.
O universo do motociclismo é singular, pois envolve motoclubes, motoeventos, motoencontros, motoviagens, enfim pessoas apaixonadas pelo motocilismo que fazem dele um estilo de vida. A Revista Salão de Motos surgiu para atender todo esse público.
Com publicações mensais, informações sempre atualizadas, ela apresenta em todas as suas edições os acontecimentos que giram em torno do universo do motociclismo. Circulando em todo o Rio Grande do Sul, já está na sua 39° edição e tem uma tiragem mais de 10 mil cópias.
Conseguir exemplar e assinatura da Revista Salão de Motos é simples:
Basta entrar em contato com Caos Eventos através:
Revista Salão de Motos
telefone: (51) 3061-7273
e-mail: caoeventos@terra.com.br
Site: www.salaodemotociclismors.com.br
sexta-feira, 9 de novembro de 2007
Rio vai ganhar museu de motos antigas...
O Rio vai ganhar no dia primeiro de dezembro o Museu da Motocicleta. Motos raras, do início do século passado, serão expostas na Rua do Advogado 80, no Centro de Macaé, onde estarão inicialmente 20 motociclistas do acervo de Fernando Martins, que está montando o museu e diz que o trabalho é resultado do sonho de preservar a história e os modelos das fábricas de motoclicleta.
Martins pretende, através da exposição permanente, contar a história da motocicleta, que surgiu em 1869 simultâneamente, com motor equipado a vapor, nos Estados Unidos e na França. A moto mais antiga do acervo é uma Harlet Davidson 1928. O museu receberá doações e todo o acervo, com informações complementares, estão no site www.vintagebikedreams.com.br (sonho de moto antiga).
O abertura do museu vai coincidir com o Sétimo Encontro Nacional de Motociclistas de Macaé, que neste ano volta para a Praia dos Cavaleiros de 30 de novembro a dois de dezembro. São esperados 20 mil motociclistas de todo o Brasil.
-- Nosso objetivo é manter a cultura e memória das marcas e modelo que nos encantam há mais de um século -- disse Martins
Clique aqui e volte aos anos 70...
quarta-feira, 7 de novembro de 2007
terça-feira, 6 de novembro de 2007
sexta-feira, 2 de novembro de 2007
Feliz Natal Suzuki...Papai Noel Radical
Motor Tipo 4 tempos, 4 cilindros, refrigerado a água, OHC, TSCC, 16 válvulas.
Hayabusa GSX 1300 R
Cilindrada / Potência 1,299cc / 175 HP
Diâmetro e Curso 81mm X 63mm
Carburador Injeção eletrônica
Taxa de Compressão 10.0:1
Sistema de Partida Elétrica
Transmissão 6 Velocidades
Sistema de transmissão Corrente
Altura do Assento 805mm
Peso Seco 215Kg
Suspensão Dianteira Telescópica invertida
e ajustável
Suspensão Traseira Tipo "link" ajustável
Freio Dianteiro Disco duplo flutuante
Freio Traseiro Disco
Pneu Dianteiro 120/70 ZR17
Pneu Traseiro 190/50 ZR 17
Ignição Tipo Eletrônica, Digital Clique aqui e acelere...
GSX-R1000...A fúria
Motor Tipo 4 tempos, 4 cilindros
em linha com 16
válvulas, refrigeração
líquida, DOHC
Cilindrada / Potência 999 cm³
Diâmetro e Curso 73.4mm x 59.0mm
Taxa de Compressão 12.5:1
Sistema de Partida Elétrico
Sistema de Lubrificação Cárter úmido
Alimentação Injeção eletrônica
Transmissão 6 Velocidades
Sistema de transmissão Corrente
Potência máxima 178 HP a 11.000 RPM
Torque máximo 12 KGF.M a 9000 RPM
Comprimento Total 2.030 mm
Largura Total 710 mm
Altura Total 1.130 mm
Distância entre Eixos 1.405 mm
Distância do Solo 130 mm
Altura do Assento 810mm
Peso Seco 166 Kg
Suspensão Dianteira Garfo telescópico invertido amortecido a óleo, molas espirais, pré-carga totalmente ajustável, forças de compressão e retorno totalmente ajustáveis
ajustável
Suspensão Traseira Monoamortecida a óleo tipo link, mola espiral de pré-carga totalmente ajustável, forças de compressão e retorno totalmente ajustáveis
Freio Dianteiro Duplo disco de 310mm de diâmetro, ventilado e flutuante, com acionamento hidráulico, mordido por pinças de 4 pistões opostos de montagem radial e cilindro mestre de pistão com acionamento radial
Freio Traseiro Disco simples de 220mm de diâmetro, ventilado de acionamento hidráulico, mordido por pinça de 2 pistões opostos
Pneu Dianteiro 120/70 ZR17 M/C (58W) SEM CÂMARA
Pneu Traseiro 190/50 ZR17 M/C (73W) SEM CÂMARA
Ignição Tipo Eletrônica, Digital
Tanque de Combustível 18 litros
Óleo do Motor 3,3 litros (com troca do filtro)
Feliz Natal Suzuki... Conheça a linha 2008
Quando a primeira GSX-R750 foi introduzida no mercado há mais de duas décadas, foi criada uma nova categoria de motocicletas: a das réplicas das motocicletas de corrida. Por mais de vinte anos a GSX-R750 tem sido a ligação direta entre pistas de corrida e as ruas.
A nova versão da legendária GSX-R750, continua implacavelmente avançada, e agora mais compacta, e com incrível aerodinâmica.
A GSX-R750 modelo 2007, conta com um motor de 750cc completamente novo, mais compacto e leve produzindo maior potência e maior amplitude de rotação. Com novas dimensões de diâmetro e curso, 70mm x 48,7mm (contra 72mm x 46mm) a distância entre os mesmos também diminuiu, de 80mm para 76mm, resultando em um motor estreito.
O sistema SRAD fornece alimentação forçada por ar pressurizado dentro do filtro de ar em altas velocidades, aumentando a eficiência do motor e a resposta de aceleração.
A novidade na Suzuki GSX-R750 2007 é o Sistema de Exaustão Avançado Suzuki (SAES) em aço inox, que ajuda a baixar o centro de gravidade, centralizar a massa e melhorar a aerodinâmica. O sistema de exaustão é também provido de catalisador e sensor de oxigênio, reduzindo a emissão de poluentes no meio ambiente. Além disso, o modelo conta com o sistema PAIR, controlado pela ECM (Engine Control Module) e baseado na posição das acelerações e na rotação do motor.
Um escapamento projetado para aumentar o torque está posicionado abaixo do motor, dentro da carenagem inferior. Uma ponteira lateral menor devido à aerodinâmica está posicionada logo atrás da pedaleira direita. Com a maior parte do escapamento embaixo da motocicleta, o centro de gravidade fica mais próximo ao solo, melhorando a performance nas curvas.
A GSX-R750 é 15mm menor no seu comprimento total e 25mm menor em sua altura total, se comparada ao modelo anterior. O assento é 15mm mais baixo, e as pedaleiras podem ser ajustadas em três diferentes posições, sendo 14mm na horizontal e vertical. A posição do pedal de câmbio também pode ser ajustada, para acomodar às mudanças de posição das pedaleiras.
O tanque de combustível com capacidade de 16,5 litros, é mais curto e o assento foi movido à frente, aperfeiçoando o conforto do piloto.
Um chassi totalmente novo foi construído em liga de alumínio fundido, incluindo nesse processo a secção da coluna de direção vazada, duas longarinas laterais/secção da articulação central da balança traseira. A balança traseira também em liga de alumínio e com perfil retangular é fundida e mais rígida. O diâmetro do eixo da balança foi reduzido para 22mm (de 25mm) e a balança é 35mm mais longa, podendo distribuir o mesmo curso da roda traseira sem afetar a geometria do chassi, e facilita o piloto a sentir a suspensão e a tração da roda traseira.
A GSX-R750 possui um novo sistema de link na suspensão traseira; braços forjados em liga de alumínio são conectados ao chassi e ligados a um link central do mesmo material.
Novos e maiores freios a disco dianteiros (310mm contra 300mm) trabalham com pinças e cilindro mestre radiais. Um novo pistão simples da pinça de freio traseiro é aproximadamente 50g mais leve.
O compacto e leve painel de instrumentos caracteriza-se por um conta-giros analógico controlado por motor de passo, com velocímetro digital LCD. Outros LCD´s incluem duplo hodômetro parcial, relógio, reserva de combustível, marcha engatada, temperatura do motor e status da injeção eletrônica.
A GSX-R750 oferece o melhor equilíbrio possível do desempenho de um motor potente, com ótima dirigibilidade, tanto na estrada quanto na cidade.
O modelo pode ser encontrado nas cores: preta, azul, preta/vermelha e preta/amarela; e possui um ano de garantia sem limite de quilometragem. As concessionárias autorizadas Suzuki oferecem serviço especializado, com mecânicos treinados e peças originais de reposição.
Ficha técnica
Motor Tipo 4 tempos, 4 cilindros em linha, 16 válvulas, DOHC, refrigeração líquida, com SRAD
Cilindrada / Potência 750cm3
Diâmetro e Curso 70mm X 48,7mm
Taxa de Compressão 12.5:1
Sistema de Partida Elétrica
Lubrificação Cárter úmido
Comprimento total 2040 mm
Largura total 715 mm
Altura total 1125 mm
Distância entre eixos 1400 mm
Transmissão 6 Velocidades
Sistema de transmissão Corrente
Altura do Assento 810mm
Peso Seco 163 Kg
Suspensão Dianteira Telescópica invertida de amortecimento hidráulico, mola espiral, pré-carga da mola ajustável, força de amortecimento de compressão e retorno ajustáveis
Suspensão Traseira Balança de amortecimento hidráulico tipo link, mola espiral, pré-carga da mola ajustável, força de amortecimento e compressão ajustáveis
Freio Dianteiro Duplo disco ventilado flutuante de Ø 310 mm, mordido por pinça deslizante de 4 pistões opostos de acionamento hidráulico
Freio Traseiro Disco ventilado de Ø 220 mm, mordido por pinça deslizante de 2 pistões opostos de acionamento hidráulico.
Pneu Dianteiro 120/70 ZR17 M/C (58W) sem camâra
Pneu Traseiro 180/55 ZR17 M/C (73W) sem camâra
Alimentação Injeção eletrônica
Ignição Tipo Eletrônica, Digital
Óleo do Motor 2,5 litros (com troca de filtro)
Tanque de Combustível 16,5 litros
Potência 150HP a 13.200RPM
Torque 8,80Kgf.m a 11.200RPM
Assinar:
Postagens (Atom)