sábado, 30 de maio de 2009

Festa espanhola em Le Mans


O espanhol Jorge Lorenzo encontrou em Le Mans um antídoto perfeito para a sua desilusão em Jerez, compensando a desistência em Espanha com uma brilhante vitória no Grande Prémio de França, sob condições muito difíceis, e regressando ao topo da classificação do Campeonato. Lorenzo tomou a liderança da corrida logo na primeira volta e seguiu em frente, conseguindo uma grande vantagem com pneus de chuva enquanto a pista secava rapidamente, chegando mesmo a ser o último piloto a mudar para slicks na sua primeira corrida ‘bandeira-a-bandeira’ de sempre, onde rodou de forma soberba com os dois conjuntos de pneus para vencer com uma vantagem de 17 segundos.
Outra brilhante corrida do piloto da Hayate Racing Marco Melandri levou-o a cruzar a linha da meta em segundo, em direcção ao seu primeiro pódio desde 2007, depois da incerteza quanto à continuidade no MotoGP que enfrentou durante o Inverno.
O piloto da Repsol Honda Dani Pedrosa passou para a frente do companheiro de equipa Andrea Dovizioso na última volta para assegurar o terceiro pódio consecutivo.
Como num pesadelo, Valentino Rossi viu escapar o primeiro lugar do Campeonato, depois de uma corrida caótica. O Campeão do Mundo trocou de mota três vezes, sofreu uma queda e foi penalizado por excesso de velocidade na via de box, acabando por terminar em último. O australiano Casey Stoner (Ducati Marlboro) e Chris Vermeulen (Rizla Suzuki) ficaram em quinto e sexto, respectivamente, com Stoner a partilhar com Rossi o segundo lugar no Campeonato.
O veterano Colin Edwards (Monster Yamaha Tech 3) e Loris Capirossi (Rizla Suzuki) por certo esperavam melhor do que os sétimo e oitavo lugares.
Uma boa prestação de James Toseland (Monster Yamaha Tech 3) levou o inglês a dar um passo na direcção certa e terminar em nono e Toni Elias (San XCarlo Honda Gresini) completou o Top Ten. A vantagem de Lorenzo no Campeonato é de apenas um ponto, à frente dos favoritos Rossi e Stoner, que partilham a segunda posição com 65 pontos. Mugello, um das pistas favoritas de Rossi e o seu circuito caseiro, recebe a próxima corrida, o Alice Grande Prémio de Itália, a quinta prova do calendário do Campeonato do Mundo de MotoGP.

Negligência ao preço de vidas humanas



O colaborador da revista Duas Rodas Luís Arthur Cané ainda vivia a lua-de-mel com sua Suzuki V-Strom 1000. Eram 23 horas e 45 minutos do dia 22 de dezembro de 2008, na BR-381, a Rodovia Fernão Dias. Cané voltava de uma viagem à cidade mineira de Carmo do Cajuru, logo após efetuar a revisão de 1.000 km da moto, conforme previsto no manual do proprietário. Curtia a viagem, curtia a nova motocicleta até ela simplesmente "desaparecer" debaixo de seu corpo. "Não houve recado, nem aviso. Caí imediatamente", conta.A BR-381 acaba de ser privatizada. E muitas obras foram e estão sendo finalizadas, todas com melhorias ao usuário, claro. A questão é a adequação dessas intervenções ao uso de moto. Algumas faixas da rodovia BR-381 foram repintadas para encobrir a rota anterior. Repleta de desvios em sua fase de manutenção, faixas amarelas foram incorporadas à pista e agora, com o término destas obras, não fazem mais sentido na rota original da estratextoda.
Para resolver o problema foram cobertas de preto. Visualmente, a medida funcionou. O problema é que o coeficiente de atrito sobre estas faixas repintadas diminuiu drasticamente em comparação com o restante do asfalto, o que nossa equipe de reportagem pôde verificar no local da queda. E a conclusão a que chegamos é que a queda poderia ter sido evitada.