terça-feira, 30 de outubro de 2007
Todos em Maricá...
Mais de cinco mil motociclistas são esperados no próximo fim de semana, no feriadão de Finados, na Lagoa de Araçatiba, em Maricá, onde será realizado o Sexto Encontro Nacional de Motociclistas Asas do Asfalto. A abertura oficial será na sexta-feira. Com entrada franca, o evento vai até o domingo com várias atrações, entre as quais seis bandas de rock, gincanas, exposição de roupas de couro e acrobacias em motos. A Lagoa de Araçatiba fica no Centro de Maricá.
BMW de olho nas pistas...
O interesse da BMW em participar de competições esportivas está cada vez mais evidente. Após a participação na categoria E2 no Mundial de Enduro, com uma moto totalmente nova, surge a notícia de que a BMW pretende participar do mundial de Superbike em 2009. Até aí nenhuma novidade se não fosse pelo lançamento da nova HP2 Sport. Uma esportiva que, apesar de utilizar o tradicional motor Boxer, poderá ser a aposta alemã para as provas de velocidade.
Esta família está crescendo! As siglas HP2, que significa alta performance do motor boxer, foi utilizada pela primeira vez no lançamento da HP2 Enduro, uma moto feita para andar na terra que já vem com um kit de rodas para asfalto oferecidos pelo fabricante. A idéia foi bem aceita e a BM lançou a HP2 Megamoto, um segundo modelo com modificações que privilegiaram seu uso no asfalto. Os engenheiros não pararam por aí e recentemente acabam de apresentar a HP2 Sport, mais leve, ágil e potente e, quem não imagina que uma BMW com motor boxer pode competir em provas de velocidade fique sabendo que motivos não faltam.
O motor da HP2 Sport recebeu diversas modificações que priorizaram o baixo peso e a alta potência. Os cabeçotes agora são feitos em fibra de carbono e o velho comando simples de duas válvulas foi substituído por um novo comando duplo com quatro válvulas para cada cilindro. A alimentação por injeção eletrônica também recebeu melhorias e vem equipado com sistema de duas borboletas que controlam melhor o fluxo de ar melhorando a resposta em todos os regimes de rotação. O resultado obtido foi de 128 cv de potência a 8.750 rpm e 11,7 kgf.m de torque aos 6.000 rpm.
Uma das desvantagens da escolha do motor boxer está em suas dimensões que limitam a inclinação da motocicleta. Uma solução encontrada foi instalar raspadores nas pontas dos cabeçotes que funcionam como saboneteiras, impedindo que o próprio motor raspe nas curvas mais radicais.
Tudo nesta nova BMW foi projetado para priorizar a pilotagem esportiva. Começando pelo painel digital que, além de suas funções básicas como velocímetro e contagiros, marca o tempo de cada volta e indica o melhor momento para troca de marchas. O cambio possui a função Quick shifter que permite a troca de marchas sem a necessidade de acionar a embreagem nem aliviar o acelerador.
Na pista, para que o piloto tire o máximo da moto, é fundamental que todos os componentes estejam a seu favor. Quem pilotar a HP2 Sport verá que realmente tudo está para priorizar a pilotagem esportiva. As pedaleiras e os semiguidões podem ser ajustados para ficar ao gosto do freguês. A utilização de fibra de carbono em toda a carenagem e a escolha por aros de alumínio forjado ajudaram a baixar o peso e ainda contribuíram para uma boa maneabilidade e estabilidade da moto
Uma outra curiosidade foi a BMW ter optado pelas suspensões tradicionais da marca. Na dianteira foi utilizada o já conhecido sistema Paralever que separa o sistema de direção da suspensão e evita mergulhos nas frenagens. O sistema Telelever, que une em um único braço o eixo cardã e a suspensão, também foi mantido na traseira mas, agora trabalhando com um amortecedor a gás da grife Ohlins.
Todo seu design é moderno e inspira velocidade. O escape com ponteira dupla saindo entre o banco e a lanterna também sugerem a modernidade e seu ronco imita o som de motor com quatro cilindros. Os únicos se não fica por conta com dos grandes cabeçotes saltando para fora da carenagem e o grande farol que não tem formato agressivo, entretanto, causou uma certa harmonia ao restante do conjunto.
A relação peso/potência obtida foi de 1,4 kg por cavalo. Um resultado modesto se levar em contar que uma esportiva com a metade da cilindrada consegue baixar mais esta relação chegando a ficar à beira de 1,3 kg por cavalo, como é o caso da nova CBR 600 RR. No entanto, estes números não tiram o brilho desta esportiva que foge das mesmices oferecendo bom desempenho e, quem sabe, até possa realmente fazer bonito futuramente no Superbike.
A super scooter da Suzuki...
Durante a semana de do Salão de Tókio a Suzuki apresentou o Gemma, um scooter conceito de 250 cc que facilmente poderá chegar a ser produzido em série. Além de não utilizar soluções excêntricas, este scooter promete ser muito confortável devido sua longa distância entre eixos e o baixo centro de gravidade que implicam numa posição de pilotagem é semelhante a uma custom. Ideal para deslocamentos urbanos.
A idéia de utilizar uma arquitetura convencional nas suspensões, freios e motor deixou este conceito mais perto da realidade e, por este motivo, não será difícil velo nas ruas nos próximos anos.
Cerco ao roubo de motos
Decalque do número do motor agora é exigido para vistoria e transferência da moto. Mas, como regularizar um motor não-original e se prevenir na compra de uma usada?
texto Marcelo Assumpção fotos Mario Villaescusa
Prepare-se, porque na próxima vistoria para renovar os documentos da moto o Detran ou Ciretran da sua cidade estará de olho na numeração do motor. A medida adotada no último dia 21 de novembro serve para "evitar fraudes", como explica Ivaney Cayres, delegado e diretor do Detran. Mas ainda causa dúvidas, principalmente naqueles que já substituíram o motor original por outro usado ou mesmo compraram um bloco de motor novo e sem numeração numa concessionária (descubra o que fazer em cada caso em "Problemas e soluções").
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) espera que ao incluir os caracteres do motor nos certificados de registro e de licenciamento da moto consiga inibir o comércio de motores de origem duvidosa e, na ponta dessa cadeia, reduzir o número de roubos. Calma, porque o trabalho para informar o número do motor ou regularizar a situação de um motor não-original também será recompensado: na compra de uma moto usada, existirá mais um dado para ajudar na checagem de procedência da moto e se prevenir contra veículos dublês (com placas clonadas).
Mas o que acontece caso a moto não seja aprovada na vistoria? Se não houver documentos para comprovar a origem do motor, antes da vistoria o dono pode assinar uma declaração assumindo a responsabilidade pela origem do bloco. Em último caso, a moto é encaminhada à Delegacia de Polícia Judiciária. Orlando Silva, coordenador geral do Denatran, não comenta o número de apreensões nestes primeiros meses - mas confirma que ocorreram, em casos de motos roubadas e adulteradas. Segundo Silva, "um dos objetivos é permitir que os departamentos de trânsito forneçam nova numeração para veículos com motor de reposição que não tinham a gravação e que, por isso, eram reprovados nas vistorias", diz.
OBJETIVO É REDUZIR O NÚMERO DE FRAUDES E DE ROUBOS
Problemas e soluções
Os caracteres não estão visíveis O proprietário deve providenciar uma declaração com os dados da moto e a numeração do motor, à qual anexará o decalque (o modelo da declaração é obtido com o órgão de trânsito que registrou a moto). Se não for possível a retirada do decalque, a numeração poderá ser coletada por meio de fotografia e anexada a uma declaração de autenticidade em nome do proprietário. A autoridade de trânsito também poderá autorizar a gravação dos caracteres em outro local que facilite a visualização e coleta do decalque - a autorização desta segunda gravação no bloco será incluída entre as observações nos documentos da moto.
Comprei uma moto (ou motor) com bloco novo e sem numeração
É preciso preencher um requerimento assinado e com firma reconhecida solicitando uma vistoria prévia da moto e do motor, além de apresentar os documentos e a nota fiscal original de compra do motor, seja novo ou usado ou mesmo apenas com um bloco novo de reposição. Nesta nota, devem estar as características do motor, como marca e número de cilindros. Autorizada a gravação do novo numero, após a vistoria prévia, é fornecida uma relação de estabelecimentos autorizados para o serviço (vale a pena pesquisar, porque os preços variam). O pedido de gravação não pode ser feito para motores cuja numeração foi raspada.
Não tenho a nota fiscal do motor
Se o motivo for a perda da nota ou mesmo pelo fato do motor ser antigo, basta apresentar uma declaração com firma reconhecida informando as características do motor e assumindo as responsabilidades cíveis e criminais caso eventuais regularidades sejam identificadas.
Rastreador
O coordenador do Denatran adianta que o órgão já planeja outras medidas para inibir os roubos e o comércio de peças roubadas. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) acaba de publicar a resolução 245/2007, que obriga a instalação de dispositivos antifurto. De acordo com a norma, veículos fabricados a partir de 1º de agosto de 2009 deverão contar com sistema que permita rastreamento e bloqueio. E a missão do Denatran será definir, até novembro, as especificações desse sistema antifurto obrigatório. Será que a nova polêmica sairá do papel?
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