segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Rossi, para sempre



http://br.youtube.com/watch?v=rra8z3ZL_5w

Valentino Rossi de novo campeão

Após vencer seu oitavo título mundial na motovelocidade, e o sexto na MotoGP, o italiano Valentino Rossi concedeu entrevista coletiva avaliando a temporada, a carreira e os prognósticos para o próximo ano. Entre diversas declarações, Valentino mandou um recado aos que achavam que seu tempo havia passado: “Lamento que alguns tenham pensado que eu estava acabado...estarei sempre buscando a vitória”.

Perguntado sobre o futuro, Valentino deixou a modéstia de lado e disse que espera não haver outro piloto tão forte quando ele. Após a declaração, o piloto da Yamaha admitiu que talvez seu irmão mais novo possa superá-lo, mas não sem antes ser derrotado por ele próprio em sua primeira temporada na MotoGP. Acompanhe a seguir os principais pontos da entrevista: A volta por cima
- Eu cresci muito nos últimos dois anos, porque em 2005 eu estava muito bem na carreira e havia atingido todos as minhas metas até então: 125, 250 e então cinco títulos seguidos na MotoGP com duas motos diferentes. Eu me sentia imbatível. Mas em 2006 e 2007 aprendi a perder e isso foi muito mportante. Voltei mais forte e meu nível de concentração e esforço para vencer este campeonato foi maior do que em qualquer outra temporada. Vencer depois de ter começado o ano não sendo o favorito tem um sabor especial.Decisões acertadas e ajustes em 2008:
- Eu acho que tomamos várias decisões corretas este ano, como a troca para os pneus Bridgestone, e conseguimos ser competitivos desde o início. Qatar foi a pior corrida da temporada, mas eu sabia que tínhamos um bom potencial. Ainda que tivéssemos um pouco preocupados naquele momento, não nos desesperamos porque sabíamos que se fizéssemos os ajustes certos poderíamos tentar vencer. A temporada teve alguns momentos diferentes. No começo do ano tivemos alguns resultados importantes quando a Bridgestone não era a mais forte, como Jerez, Portugal entre outras. E naquele período abrimos uma grande vantagem sobre Stoner. Depois de Barcelona, Casey começou a correr como um demônio e dominou as três corridas seguintes. Laguna foi o divisor de águas da temporada, uma grande batalha após a qual passamos a voar.Comemorações e a camisa da vitória:
- O show depois da corrida contou com um dos meus amigos cantando e me entregando o “título” de campeão. Foi muito gratificante bolar a camisa comemorativa do campeonato e celebrar mais uma vez com os amigos e o meu fã clube. Acabamos chegando em uma idéia que achei engraçada para a camisa, que diz: 'Sinto muito pela demora!'O irmão como possível successor:
- Existem muitos bons pilotos mas, é claro, eu espero que no futuro ninguém vença como Valentino Rossi! Talvez meu irmão Luca possa ser tão forte quanto eu...gostaria de ter levado ele comigo na moto na volta de comemoração, mas eles não permitiram. Talvez eu aguarde que ele se torne um piloto de MotoGP antes de parar. Mas antes de parar eu o venceria no primeiro ano e só depois encerraria a carreira.A equipe Yamaha:
- Estou muito satisfeito na Yamaha e por isso assinei por mais dois anos. Tive algumas boas ofertas para sair, mas eu já mudei uma vez, provei tudo o que queria e não tenho necessidade de repetir a experiência. Também não tenho mais 20 anos e preciso de uma boa atmosfera no meu time para me manter focado e feliz. Eu tenho isso na Yamaha. A atmosfera no nosso time é fantástica e isso é o que me faz ficar na equipe.Próxima temporada:

- Eu acho que o Stoner irá voltar forte novamente no ano que vem, então talvez ele seja o mais duro rival que já tive, mais ainda que Gibemau e todos os outros que já enfrentei no passado. No ano passado eu lamentei que, depois de anos de sucesso, algumas pessoas tenham pensado que Valentino estava acabado e Casey era o novo Valentino. Como costumo dizer, até parar de pilotar uma moto, meu objetivo sempre será vencer. Eu gosto dessa vida e sempre tento dar o meu melhor. 2009 será ainda mais difícil do que este ano. Agora sou o campeão do mundo novamente e eu provei que ainda sou bastante rápido. Vai depender de como o Stoner, Pedrosa e também Lorenzo estarão, assim como os outros pilotos porque existem muita gente rápida no campeonato. Mas antes de pensar em 2009 quero terminar este ano e tentar vencer as últimas três corridas da temporada.