Postagens

Mostrando postagens de setembro 19, 2008

Farol auxiliar, pode?

Imagem
A instalação de faróis auxiliares tem se tornado comum entre os donos de motos custom, por isso existe uma infinidade de equipamentos ou kits completos. Mas é preciso conhecer o sistema de carga e saber se ele é capaz de suprir a demanda de energia consumida por lâmpadas extras (veja box). Caso contrário podem ocorrer "apagões", danos no sistema elétrico e até um incêndio. Por isso, os fabricantes de motos cancelam a garantia no caso de instalação de acessórios não previstos no Manual do Proprietário. Em motos de pequena e média cilindrada esse tipo de adaptação é desaconselhável – mesmo que aparentemente tudo funcione bem – pois há risco de problemas em seu desempenho. A pequena capacidade do sistema de carga, fiação elétrica e baixa potência do motor (que acaba perdendo cavalos por girar o magneto do alternador operando em constante sobrecarga) são os principais motivos. Recomenda-se a instalação em motos com "sobra" de energia ou quando os acessórios são previsto...

Silêncio em um HP

Imagem
Silêncio total... Enquanto o pequeno motor com menos de 1 cv empurrava o scooter V500 da Moto Z, os pedestres curiosos paravam para dar uma olhadinha. Alguns desavisados quase foram atropelados. Como não há qualquer barulho, atravessavam sem olhar e quando viam, estavam de cara com o scooter. Esse clima tranqüilo só acabou quando um motorista irritado com a baixa velocidade do scooter meteu a mão na buzina e gritou “sai da frente!” Essa foi uma das muitas aventuras vividas com os scooters elétricos recém chegados através da estreante Motor Z. Inéditos no País (pelo menos como importação oficial), chegam da China e aqui são montados e comercializados pela empresa nacional (leia mais em DUAS RODAS nº 379). Rodamos durante mais de uma semana com os modelos V500 – um simpático scooter que lembra a antiga Lambretta e custa R$ 3.995 – e o S800 que, por R$ 4.500, traz motor maior e desenho atual. Mostramos o dia-a-dia de um motociclista quando precisa “reabastecer” numa tomada em vez do pos...

Fúria em duas Rodas

Imagem
Da mesma forma que você já deve ter se perguntado, nós da equipe de redação também já nos questionamos sobre quando é que as motos chegarão ao limite da tecnologia. A cada ano elas ganham potência e ficam ainda mais leves. Pois é, parece que este paradigma de ganho e perda não tem fim e, por este motivo, hoje a preocupação na categoria das superesportivas é controlar toda a energia produzida através da mecânica e ,principalmente, da eletrônica. Com o lançamento da nova YZF-R1 os engenheiros da Yamaha provaram que, com a tecnologia extraída do MotoGP, ainda é possível ir além do que parecia ser o limite. No lançamento da nova R1 o protagonista é o motor. Completamente diferente da versão 2008, este é inspirado na Yamaha M1 do MotoGP. Seus cilindros tem defasagem assimétrica em relação aos outros. Habitualmente os motores de quatro cilindros trabalham sempre com dois cilindros descendo enquanto dois sobem (180º - 180º - 180º - 180º) para que um anule o movimento do outro, eliminando vibr...