domingo, 28 de outubro de 2007
Segurança ao pilotar...
Parte I
Tem a intenção de conscientizar e orientar ao motociclista quanto a importância da utilização de equipamentos de segurança adequados. Este é um item que muitos motociclistas desprezam, por achar desnecessário, ou que o gasto é muito alto. Realmente os equipamentos de proteção para motociclistas são bem caros, principalmente por se tratar de materiais importados em sua totalidade, ou pela matéria prima. Mas apesar deste fato não se pode deixa-lo de lado e principalmente se preocupar em comprar um equipamento de boa qualidade e, pois é muito triste saber que houve uma queda e que por falta de um capacete não foi possível evitar uma tristeza maior.
Atualmente temos todos os itens necessários para a proteção, desde botas, passando por vestimentas até chegar ao capacete. Deve-se levar em consideração também o fim que se estará utilizando a motocicleta, pois de nada adianta um equipamento de competição esportiva para se fazer trilha. Abaixo estarei descrevendo um pouco sobre cada equipamento, subdividindo em duas categorias, principais e secundários, não sendo um menos importante que o outro.
Equipamentos Essenciais
Botas: Temos hoje botas de todos os tipos nacionais e importadas, com proteção ou sem proteção, 100% impermeáveis e não impermeáveis.
Elas são de grande importância para que os pés estejam firmes, para uma eventual necessidade de se colocar o pé no chão, a impermeabilidade também tem certa importância em viagens de longa distância, pois com chuvas continuar viajando e dependendo da temperatura, esto se torna bastante incomodo.
Jaquetas e calças: Este item é de estrema importância, sendo que muitos acham que apenas colocando uma calça e jaqueta de couro simples ou até mesmo jeans, acreditam estar bem protegidos, mas a realidade não é esta, o couro ou jeans podem proteger contra alguns ralados, mas não protege do impacto em uma queda, para isto hoje existem vários tipos de vestimentas com proteções internas, é claro que algumas até são fabricadas em couro, sendo que a grande importância esta nas proteções internas, outras são fabricadas com material conhecido como GORETEX ou CORDURA dependendo do fabricante, tal material tem grande resistência, em alguns casos estes materiais ainda contam com uma composição de Kevler um material extremamente leve , fino e muito resistente, e em grande parte uma impermeabilidade maior que o couro, outros ainda são confeccionados com uma membrana interna chamada de H2OUT, a qual permite a transpiração mas por outro lado impede que a água da chuva entre;
Luvas: Também como as botas existem de vários modelos e materiais, algumas são para verão e outras para inverno, o que se deve ressaltar é que independente do clima este item tem grande importância, pois sempre que se cai de uma moto a primeira tentativa é se proteger com as mãos;
Capacete: Este é o item mais importante de toda a lista de equipamentos, pois é o responsável por proteger nossas cabeças, por isso ele deve ser de boa qualidade e principalmente estar dentro do prazo de validade, um item que muita gente não considera, mas de estrema importância, pois com o tempo os materiais vão perdendo suas propriedades de absorção de impacto e resistência, outra situação que se deve levar em conta é que em caso de quedas ele deve ser deixado de lado, pois não é fabricado para varias colisões, por tanto evite o máximo deixa-lo cair no chão;
Equipamentos Complementares
Meias: Existe no mercado meias que são fabricados com material impermeável, sendo uma boa saída para os que não querem gastar com uma bota impermeável, a desvantagem é que o bota fica molhada.
Cinta Abdominal: Utilizada para proteger a coluna na altura abdominal contra os impactos, em trechos de solo ruim, mais utilizado para trilhas.
Protetor de coluna: São protetores usados por corredores, para proteger a coluna, tem forma de um casco de tartaruga, deve-se prestar a atenção quanto a medida correta para cada pessoa. Existem também algumas marcas que fabricam estes protetores para serem colocados dentro de seus casacos, não necessitando de se colocar e tirar mais um item.
Parte II
Também com a intenção de prevenir acidentes, abaixo estão descrito alguns itens importantes que comprometem a segurança tanto do motociclista quanto das pessoas que estão a nossa volta.
Álcool na direção: Esta é uma mistura explosiva, infelizmente no meio motociclistico existem muitas pessoas que gostam de beber e sair com a moto, se num carro, que tem quatro rodas, isto já é um grande problema, imaginem em uma moto.
Muitos se acham muito capazes, ou que só acontece com outros, ou querem se mostrar para as meninas nos bares, mas neste momento ninguém pensa no pior.
Por fim devemos considerar primeiro a integridade de cada um sabendo que por um gole a mais você pode deixar de participara amanhã e com certeza deixará muita gente triste.
Cansaço: Este também é um fator muito importante em grandes viagens não se deve dirigir por muito tempo sem fazer paradas, pois as pernas vão adormecendo e o cansaço vai tomando conta do corpo, portanto deve-se a cada 150 Km fazer uma parada, caminhar um pouco, tomar um água e após isso prosseguir viagem, pois com o tempo a atenção vai ficando de lado e como normalmente quem anda de moto viaja também no pensamento, pode-se acabar dando chance para a desatenção e com isso um erro em uma curva pode ser fatal.
Stress: A motocicleta é utilizada por muitas pessoas para relaxar do ritmo que levamos durante a semana, mas não se pode confundir e acabar abusando dela tentando descontar todo o sofrimento da semana, pois são nestes momentos que muitos acidentes acontecem.
À Noite: Durante a noite a visibilidade fica muito comprometida, sendo necessário uma atenção redobrada, em geral os faróis não são muito apropriados para esta modalidade portanto deve-se evitar ao máximo, existe também em nosso país o perigo de assalto noturno, portanto se não tiver opção para deixar de seguir viagem tome muito cuidado com os locais escolhidos para parar. Evite ao máximo parar no acostamento, pois a moto pode não ser vista.
Italianos amam motocicletas...
Além do motociclismo...
estes intrépidos homens...
MOTORIZAÇÃO
Motor: 8.3, 10 cilindros em V, 20 válvulas (2 por cilindro), injeção multiponto, gasolina
Cilindrada: 8.277 cm³ Potência: 500 cv a 5.600 rpm
Potência Específica: 60,2 cv/litro Torque: 72,6 kgfm a 4.200 rpm
CARROCERIA
Comprimento: 2.590 mm Peso: 680 kg
Largura: 0.708 mm Porta-Malas: Não existente
Altura: 0.937 mm Tração: Traseira
Freios: Discos nas quatro rodas Câmbio: Seqüencial de 2 marchas
DESEMPENHO
Velocidade Máxima: 710 km/h (estimado) Aceleração: 2,5 segundos (estimado)
A Dodge é conhecida pelos automóveis e utilitários. Mas no Salão de Detroit a fábrica apresentou a moto-conceito Tomahawk, um verdadeiro míssil com o motorzão V10 de 500 cv do superesportivo Viper. Tem quatro rodas (sim, quatro!), mas apenas duas marchas e a transmissão é feita por duas correntes. No quesito desempenho, a Dodge diz que a moto tem aceleração de 2,5 segundos e velocidade máxima de 710 km/h, embora ninguém tenha montado na moto para testar seus verdadeiros limites. O farol e lanterna funcionam por meio de dezenas de leds. A Daimler-Chrysler cogita em fabricá-la numa tiragem limitadíssima de 100 unidades ao preço de US$ 250.000.
Paulo de Frontin...estaremos lá
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