Assim que o campeão mundial de MotoGP Valentino Rossi fez os primeiros testes com a Yamaha M1, em 2005, chamou os técnicos da fábrica, pediu para aposentar o motor de cinco válvulas por cilindro e desenvolver mais o motor de quatro válvulas. Exatos 20 anos antes, em 1985, a Yamaha surpreendeu o mundo ao apresentar a FZ 750, uma esportiva com motor de quatro cilindros em linha e cinco válvulas por cilindro. O que aconteceu nesse período para que o tão festejado motor de cinco válvulas perdesse prestígio? A evolução da eletrônica, que mudou totalmente o conceito dos motores.
Foi preciso esperar dois anos após a mudança na M1 para que a quinta geração da Yamaha YZF 1000 R1 também deixasse de lado o cabeçote de cinco válvulas e adotasse o de quatro, o que resultou em uma moto tão eficiente que não seria nenhuma surpresa a eleição como melhor 1000 esportiva da atualidade. A nova R1 (que ainda não foi importada pela Yamaha) junto com a R1 2006 veio para mostrar o que mudou nessa esportiva de 189 cv, capaz de chegar a 299 km/h.
Foi preciso esperar dois anos após a mudança na M1 para que a quinta geração da Yamaha YZF 1000 R1 também deixasse de lado o cabeçote de cinco válvulas e adotasse o de quatro, o que resultou em uma moto tão eficiente que não seria nenhuma surpresa a eleição como melhor 1000 esportiva da atualidade. A nova R1 (que ainda não foi importada pela Yamaha) junto com a R1 2006 veio para mostrar o que mudou nessa esportiva de 189 cv, capaz de chegar a 299 km/h.
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