sexta-feira, 3 de julho de 2009
O GP das elétricas e do silêncio
Em 1897, quando aconteceu na cidade de Londres a Motocyclette Scramble, primeira corrida de motos movidas por motores a combustão, teve-se pela primeira vez uma visão nítida do futuro, já que então não havia tecnologia capaz de produzir motores pequenos e capazes de locomover uma motocicleta com piloto. No ano seguinte aconteceu a primeira corrida de motos na Ilha de Mans, que deu início a uma das provas mais emocionantes do motociclismo no mundo. No dia 12 de junho deste ano a visão de futuro se repetiu na Ilha de Mans ao sediar a TTXGP, a primeira corrida de motos com emissão zero de carbono.
Competidores de diversas partes do mundo participaram da prova com seus protótipos elétricos, todas equipadas com baterias de tecnologia proveniente dos celulares e motores elétricos pequenos e potentes. A tecnologia, que ainda precisa ser bastante explorada e desenvolvida para que se torne viável comercialmente, se mostrou promissora, já que algumas motos ultrapassaram os 200 km/h. Contudo, algumas motos atingiram somente os 100 km/h, o que revela a necessidade do surgimento de alternativas limpas para meios de locomoção com alto desempenho.
O vencedor do TTXGP foi o piloto Rob Barber que, a bordo do protótipo AGNI X01, completou a prova com o tempo de 25:53.50 e velocidade média de 140 km/h. A vantagem para o segundo colocado foi de 3 minutos e 11 segundos.
Esta corrida com motores sem ronco nem fumaça não serviu somente para mostrar que será possível produzir motos rápidas e que não poluam o meio ambiente, mas também para criar uma nova ótica para estes veículos limpos. A segunda estapa do TTXGP já tem local e data marcada. Acontecerá entre os dias 24 e 26 de julho no circuito de Mid-Ohio, no estado de Lexington durante o 18º AMA Vintage Motorcycle Days – tradicional encontro de motos que acontece em solo americano.
Veja o vídeo com trechos da corrida...
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