quinta-feira, 20 de agosto de 2009
A hora e a vez das magrelas
Atuando em competições fora-de-estrada por todo o mundo desde 1974, a marca austríaca KTM teve a sua primeira aparição no cenário do Motocross Mundial com o russo Heinz Kinigadner e sua “laranjinha” 250 cc 2T. Após 35 anos participando de competições off-road pelo planeta, a KTM lança um modelo exclusivo para celebrar os seus mais de 160 títulos, sendo a atual campeã e líder da categoria MX2 no Campeonato Mundial de Motocross, campeã do Rally Dakar e, recentemente, vencedora da mais difícil prova de enduro extremo, o Erzberg Rodeio (matéria que você pode conferir nesta edição da Revista MOTO VERDE na página 56). Os modelos privilegiados para serem homenageados pela marca são: 250 EXC, 250 EXC-F, 450 EXC e 530 EXC, o felizardo que adquirir um desses modelos ainda terá como brinde uma camisa off-road “Kini Collection” e um protetor cervical Neck Brace na cor laranja KTM.
Sempre um dos lançamentos mais aguardados, a KTM mostrou suas armas para encarar as concorrentes na temporada. Até o momento, apenas as novidades da linha SX foram apresentadas, com pequenas alterações na parte ciclística e no motor. Desse modo, podemos contar com os modelos 2T — SX 125, 150 e 250 — e 4T — SX-F 240 e 450. Como é possível ver, as máquinas receberam mudanças em seu visual. Com novos grafismos, as “laranjinhas” estão realmente agressivas e, espera-se que isso seja correspondido nas pistas. Para isso, por exemplo, o chassi foi modificado para que o ângulo de cáster ficasse 0,5º mais fechado, melhorando a maneabilidade das motocicletas. As suspensões também receberam um tratamento para melhorar o desempenho. Em relação ao motor, as 2T estão com parede do escape mais forte e as 4T passaram a contar com pistões mais grossos. Além disso, a SX-F 450 está 10 mm mais baixa comparando com o modelo 2009.
Husqvarna
A marca italiana Husqvarna (com o capital bávaro da BMW) foi a primeira a apresentar seus novos modelos 2010 de motocross e enduro. A marca que contou com a ajuda do piloto de enduro Antoni Meo para o desenvolvimento de suas máquinas, traz como principal novidade a TC 250. A moto que deverá estar presente na próxima temporada do Mundial de MX2 é uma das mais leves da categoria e surpreende pelo conjunto extremamente compacto.
No total, a Husqvarna apresentou 10 novos modelos, sendo três de motocross e sete de enduro. A marca transalpina trouxe em sua nova linha diversas novidades, as principais foram a introdução das bengalas Kayaba de 48 mm e os novos escapes nas WR/CR 125 e WR 300. O tanque de combustível foi ampliado para 7,5 litros nos modelos WR 125 e TE 250. Os chassis foram todos revisados e reforçados em seus pontos mais críticos. O disco de freio traseiro dos modelos TE e TC também é novo, nessas máquinas ainda foram trocados os dutos dos radiadores. No caso da WR e da CR 125 levam um novo amortecedor traseiro Sachs. Também se destacam todos os novos conjuntos ópticos — faróis e máscaras — no caso das motos de enduro, além dos novos plásticos e grafismos que os 10 modelos receberam.
Suzuki
Completamente reestilizada e muito mais bonita, a Suzuki mostrou para a imprensa suas armas para a próxima temporada. A RMZ 250 e a RMZ 450 chegam ao mercado com mais detalhes na cor preta e um visual impactante. Além de novidades na ciclística dos modelos, a motorização, especialmente na 250 cm³, recebeu profundas alterações. A RMZ 250 é primeira de sua classe a contar com injeção eletrônica de combustível — sem bateria —, igual à que sua irmã de 450 cm³ estreiou no ano passado. Outra importante mudança foi no tanque de combustível, agora de alumínio e protegido por novos plásticos.
Ambos os modelos — RMZ 250 e RMZ 450 — contam com um novo amortecedor traseiro Showa (que facilitou muito a tarefa de regulá-lo) e novas bieletas. As pedaleiras estão mais largas visando melhorar o apoio do piloto e as bangalas também ganharam novas possibilidades de ajustes. Além disso, ambas as motocicletas ganharam novos grafismos com detalhes na cor vermelha. A 250 também está equipada com uma nova balança — mais reforçada — e novos defletores plásticos que otimizam a refrigeração do radiador. O pinhão também é inédito. Já na 450, as proteções laterais do motor agora são de plástico pintado de branco.
Kawasaki
A Kawasaki foi a primeira marca japonesa a mostrar suas novidades de cross para a temporada 2010. As maiores mudanças aconteceram em suas motos maiores — 450 cm³ e 250 cm³ — enquanto, as pequenas 65 cm³ e 85 cm³ trazem menos novidades. No caso da potente KX 450F, os engenheiros trabalharam no chassi e também no motor que, com algumas alterações, tem a ambição de seguir sendo uma das referências na categoria MX1. Para o desenvolvimento do propulsor, a fábrica de Akashi contou com a ajuda do piloto Ryan Villopoto. Uma das novidades é o pistão utilizado pela marca que, pela primeira vez, foi introduzido em uma moto de série. Finalmente, a nova embreagem garantiu ao modelo um melhor feeling em relação à moto de 2009. O chassi foi alterado visando uma pilotagem mais fácil. As suspensões também receberam as atenções dos engenheiros e, agora, se tornaram mais confortáveis e deverão amortecer melhor nos saltos.
Assim como a sua irmã maior, a KX 250F também recebeu um pistão reforçado. O intuito era conseguir um motor mais durável e confiável. Outros quesitos que também passaram por mudanças foram a balança e as suspensões. Com um melhor repartimento das massas, a 250 cm³ está mais equilibrada e melhorou o desempenho em curvas e também a estabilidade do modelo.
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