domingo, 10 de maio de 2009

Três rodas? e funciona?




Este é um dos projetos que mais nos impressionou nos últimos tempos. Julien Rondino, um designer apaixonado pelo mundo motorizado, desenvolveu uma moto de três rodas em linha. O funcionamento desta nova moto é complexo, tendo como grande vantagem o aumento em 50% do contacto com o asfalto, sem perder, segundo o seu criador, a agilidade que se pretende de uma moto, já que a roda dianteira e a de tração (a do meio) estão muito próximas.
O sistema funciona com base no motor de uma KTM Superduke, unidade que foi montada de forma invertida para ocupar menos espaço na zona traseira e poder ter a roda mais próxima da dianteira. A roda da frente é a direcional, possuindo no seu centro um sistema de direção com funcionamento semelhante ao utilizado na Tesi da Bimota ou na GTS da Yamaha. A roda central é a que recebe a função de tração, passando a energia do motor ao solo.
A roda traseira tem apenas a função de dar uma maior estabilidade ao conjunto, garantindo o contacto extra com a estrada. Esta é também uma roda direcional, mas que não se encontra ligada à direção. Em vez disso o sistema segue a tendência natural do movimento da moto, com um amortecedor para suavizar a sua ação. Nesta moto todas as rodas possuem suspensão independente, garantindo um perfeito funcionamento do conjunto.

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