domingo, 25 de janeiro de 2009

Fúria domada




Uma das maneiras mais fáceis para se ganhar potência sem muito segredo é aumentando a cilindrada do motor e esta foi exatamente a solução utilizada pela italiana Ducati para aumentar a potência do seu modelo mais veloz que passou de 1098 para 1198 cc. O pequeno aumento de apenas 100 cc fez com que a nova Ducati Superbike 1198 ganhasse 10 cv a mais de potência e também mais torque. Agora são 170 cv de potência a 9.750 rpm e torque de 13,4 kgf.m a 8.000 rpm.
Embora o aumento da cilindrada, o motor é praticamente o mesmo do anterior com dois cilindros posicionados em L, refrigeração líquida, injeção eletrônica e quatro válvulas por cilindro com comando desmodromico que impede a flutuação de válvulas em altos giros. O aumento da taxa de compressão, que passou de 12.5:1 para 12.7:1, obriga que o novo motor seja abastecido somente com combustível de excelente qualidade.
Todavia, não basta somente aumentar a potência para ter uma excelente super esportiva nas mãos, essa categoria de motos exige um motor extremamente controlável. Para isso, ao contrário do que aconteceu no MotoGP onde as motos passaram por uma diminuição de cilindrada em função da economia de gastos com dispositivos eletrônicos utilizados para controlar o míssil, a nova Ducati 1198 oferece controle de tração de série com oitos regulagens diferentes para ajudar o piloto a evitar derrapagens por excesso de carga no acelerador.
Mudanças modestas
O painel de instrumentos é completíssimo e totalmente digital. Além das informações tradicionais como conta-giros em forma de barra, velocímetro e luzes espia que indicam a pressão do óleo, piscas, tensão da bateria e farol; também oferece o registro tempo total e parcial para circuito fechado, temperatura do ar, temperatura do motor, dois odômetros parciais, um total e outro de que inicia a contagem automaticamente quando acende a luz de reserva de combustível e, por fim, as opções do controle de tração.
Esteticamente as modificações limitam-se as cores e grafismo e a ciclística também permaneceu inalterada, utilizando o mesmo quadro tipo treliça da versão anterior e suspensões showa. Na versão S as suspensões são da marca Öhlins e oferecem regulagens mais precisas. Os freios Brembo também não sofreram modificações, a nova 1198 continua com dois discos de 330 mm na dianteira com pinça de fixação radial e pistões opostos tipo monobloco. Na traseira um disco de 245 mm
Para contribuir com o baixo peso da motocicleta foram utlizados rodas da grife Marchesini e paralamas em fibra de carbono que ajudaram a manter o peso seco de 170 kg. Falando em rodas não se pode deixar de falar que elas vestem pneus Pirelli Diablo Supercorsa 120/70/ ZR 17 na dianteira e um largo 190/55 ZR 17 na traseira. A simples solução de aumentar a potência ampliando a capacidade do motor já faz da Ducati 1198 uma nova moto, é uma pena que ainda não haja um prazo para que ela desembarque no Brasil.

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